terça-feira, janeiro 04, 2005

ser

eu, eles
os tempos e eu
trabalhando na gramática
do ser (tempo)

o Presente do Indicativo
com o Pretérito-mais-que-perfeito
sou, foram
fui, são

Pretérito Imperfeito do Indicativo
com o Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo
era, foram
fora, eram

Futuro do Indicativo
com o Condicional
serei, seriam
seria, serão

Presente do Conjuntivo
com o Imperfeito do Conjuntivo
seja, fossem
fosse, sejam

Futuro do Conjuntivo
com o Infinitivo Pessoal
for, serem
ser, forem

Imperativo
com o Gerúndio
sê, sendo
sendo, sejam

Particípio Passado
sido

Todos os tempos
e todas as pessoas

Presente do Indicativo
sou és é somos sois são

Pretérito-mais-que-perfeito
fui foste foi fomos fostes foram

Futuro do Indicativo
era eras era éramos éreis eram

Condicional
seria serias seria seríamos seríeis seriam

Presente do Conjuntivo
seja sejas seja sejamos sejais sejam

Imperfeito do Conjuntivo
fosse fosses fosse fôssemos fôsseis fossem

Futuro do Conjuntivo
for fores for formos fordes forem

Imperativo
for fores for formos fordes forem

Gerúndio
sendo

Particípio Passado
sido

sendo, sido...

Sendo eu
e tendo sido
eu e os tempos todos

Sem comentários: